A empresa de gestão de frotas em São Paulo e que atua em outros estados do Brasil deve implementar o melhor projeto possível para desenvolver o controle pleno de rotas de seus transportes.

E esse objetivo deve ser parte dos esforços diários da empresa, para aprimorar diferentes processos relacionados à entrega, geração de serviços de qualidade e redução de perdas ou de excesso de custos operacionais.

Toda essa dedicação ajuda, principalmente, a elevar o nível de satisfação dos clientes contando com uma positiva gestão direcionada para gerar mais ganhos e manter o controle pleno das atividades da empresa. Neste artigo apresentamos conceitos e orientações favoráveis para gestão eficiente de transportes e de frota de modo eficiente.

 

Empresa de gestão de frotas em São Paulo

Sabemos que São Paulo é o coração econômico do Brasil, pois envolve grande parte da produção de indústria, comércio e serviços do país, com grande impacto na nossa economia, bem como na América Latina e no mundo.

Porém, principalmente, as empresas de médio e grande parte podem e devem profissionalizar a gestão de frotas como forma de profissionalizar processos e ter amplo controle sobre planejamento de rotas.

 

O planejamento

O processo de planejamento parte, fundamentalmente, do controle dos veículos, da movimentação de cargas e realização de diferentes tipos de serviços a definir o planejamento das rotas, o processo de rastreamento de veículos, a gestão de documentos, controle de custos vinculados, e monitoramento de dados.

 

Como antecipar o plano de rotas?

Trata-se de um projeto a verificar os trajetos mais seguros para os veículos da empresa, verificando se existe algum risco ao veículo ou motorista, analisar as condições do veículo de passageiro ou de carga para cumprir determinado trajeto e entre outros fatores relacionados também ao tempo e espaço de cumprimento da viagem ou deslocamento de insumos e produtos.

Esse tipo de antecipação deve considerar informações e dados precisos sobre o horário, nível de ameaça ou risco, condição do veículo e entre outros dados pertencentes ao histórico da empresa, do processo de monitoramento e da análise de informações externas da empresa.

 

Outros passos fundamentais

Nas tarefas relacionadas a da empresa de gestão de frotas em São Paulo e em outros estados, a seguir apresentamos outros passos fundamentais para realização de plano de rotas de transportes.

 

1 – Avalie as restrições dos clientes

Em determinadas situações, alguns clientes podem apresentar restrições para o recebimento da entrega. Muitas vezes, as restrições podem ser relativas a horários específicos para o recebimento e não existe prévia autorização do veículo da empresa para realizar a descarga do material.

Essas restrições, dentre outras, poderá exigir que o transporte da empresa se torne o último da rota.

 

2 – Verificar restrições do trânsito

Ao nos referirmos à empresa de gestão em São Paulo ou em outras cidades com grande concentração de vias repletas de veículos, é fundamental que a empresa estude e verifique as restrições do trânsito.

Muitas vezes, por causa do horário e do tipo da carga, a empresa poderá ter de se adaptar a determinado horário para ter trajeto autorizado para encaminhar seus caminhões ou veículos de carga menor.

Em todos os casos é importante ao gestor de frotas e de tráfego da empresa buscar identificar os pontos que apresentam horários para veículos de médio e grande porte e em quais horários há maior ou menor trânsito para realizar as entregas.

 

3 – Planejamento da rota

A empresa deve ainda reforçar o seu plano de rota através de um planejamento de trajeto que considere o CEP de entrega do cliente ou do parceiro.

Em muitos casos, os gestores podem usar o CEP do endereço como referência de planejamento da entrega. Assim será mais fácil o estabelecimento de pontos de distribuição, entrega e confirmação de dados referente ao transporte já executado.

 

4 – Análise de riscos

Todo o processo de retirada de insumos, entrega de insumos e matéria-prima, e a entrega de produtos exige no planejamento de rota considerar os possíveis riscos ao transporte e à carga.

Todo processo deve considerar situações previstas, tais como o trânsito parado, falha mecânica, acidente, furto ou roubo, retenção de produtos em posto fiscal, fechamento de rodovias e vias, entre outros fatores.

De todo modo, é fundamental que o plano de rotas seja regido por um levantamento de dados, questões e antecipação de riscos, podendo a empresa elaborar um plano B.

 

5 – Monitoramento

A empresa deve e pode fazer a realização de monitoramento dos dados da entrega, levantando a informação necessária dentro do trajeto e do tempo certo.

 

6 – Revisão da gestão de rotas

Outro ponto a ser abordado é a otimização da gestão de rotas, desde que a mesma seja revista possibilitando a identificação do nível de serviço das entregas, custo total do frete, lista das avarias e extravios quando ocorrer e realizar avaliações gerais.

 

 

A tecnologia

De todo modo, ao pensar nas tarefas da empresa de gestão de frotas em São Paulo, o investimento em tecnologia é importante desde que os sensores digitais instalados nos veículos conte com um bom sistema de telemetria e automatização de dados a serem registrados e compartilhados com o uso de software destinado para uma gestão mais eficiente.

Dessa forma, a tecnologia sempre ajudará a elevar o nível de precisão no momento de organizar e executar todas as tarefas planejadas.

 

Projeto logístico

Todos esses esforços ganham mais corpo quando a empresa já possui um projeto logístico estratégico com todos os pontos planejados a identificar as rotas inteligentes como forma de reduzir custos, evitar trechos desnecessários e facilitar o trabalho do motorista.

 

Conclusão

Portanto, toda empresa de gestão de frotas em São Paulo e que atua em outras regiões pelo Brasil precisa seguir, basicamente, os conceitos e passos práticos que apresentamos neste artigo como forma de obter novos resultados.

É importantíssimo que todos os setores da empresa atuem de forma integrada, como forma de elevar a produtividade, melhorar o desempenho do negócio e a precisão no uso dos dados envolvidos com o transporte de produtos e de serviços.

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