A gestão de frotas em São Paulo é uma das melhores iniciativas para profissionalizar e orientar veículos no estado considerado o coração econômico do Brasil.
Inicialmente, o gerenciamento de frota apresenta a possibilidades das empresas e de agências de veículos de administrar a rota, as condições do automóvel e controlar todos os custos relacionados à utilização do veículo.
Desde o planejamento, instalação de sistemas de controle até o processo de monitoramento de dados, esse tipo de gerenciamento permite ampla gestão de controle de custos, medição da qualidade da produtividade e, principalmente, a redução de riscos de acidentes e perdas.
Os processos relacionados a essa atividade ajudam a empresa a gerar importantes benefícios para a empresa de modo abrangente, o que eleva a eficácia na compra de veículos, no controle dos custos com combustível e mantendo maior segurança para os funcionários.
Gestão de frotas em São Paulo
Na maioria dos casos, empresas de médio e grande porte precisam alugar ou comprar veículos para atender às suas demandas de produção e de entrega, e para atuar em um estado de grandes proporções como São Paulo, cuja capital está entre as cidades mais populosas do mundo e entre as economias mais dinâmicas do planeta, buscar uma gestão eficiente é uma obrigação.
Dessa forma, o gerenciamento de veículos e de logística de produção atrelada a todo o processo sempre exercerá uma missão importante e fundamental em diferentes setores da empresa, visando a produção e a melhor entrega do produto final com qualidade.
Nos tempos atuais e no futuro, novos avanços da tecnologia digital, da telemática e da automação de dados estarão cada vez mais inseridos nessa modalidade de gestão. Um dos principais objetivos é o de poder dinamizar e simplificar as principais atividades no processo de gerenciamento de atividades.
Principais atividades
A considerar a gestão de frotas em São Paulo e em outras capitais do Brasil de grande fluxo de produção logística no segmento de transporte, a seguir apresentamos as principais atividades ligadas à gestão de frota.
1 – Treinamento do motorista
Os procedimentos de ampliar a segurança dos colaboradores e implementação de uma gestão mais eficiente implica o treinamento e a reciclagem do motorista e de outros funcionários da empresa que atuam envolvidos diretamente com o transporte.
O processo de orientação do motorista e de seus assistentes abrange iniciativas como renovação da administração, avaliação das carteiras de motoristas, preservação de dados, geração de relatórios precisos e apresentação de todas as principais instruções para a melhor condução.
2 – Manutenção da frota
Os procedimentos de manutenção da frota devem ser mantidos não somente para o conserto ou troca de peças dos veículos, mas implica a avaliação das condições técnicas e jurídicas do veículo. É fundamental que os veículos que são usados por uma empresa tenham todas as condições operacionais seguras e confiáveis.
3 – Gerenciamento de contratos
Ao adotar a gestão de frotas em São Paulo e em outras cidades, a implementação da gestão de frotas dependerá da análise, fechamento e renovação de contratos para locação ou compra de veículos, dispositivos e demais tipos de equipamentos, além de planejar a substituição de veículos e gerir todos os contratos relacionados a serviços contratados, peças e consumo de combustível.
4 – Custos de combustíveis
A implementação da gestão adequada à frota de veículos permite aos gestores verificar o gasto médio de combustível por quilômetro percorrido, e quando falamos em combustível nos referimos aos gastos com gasolina, energia elétrica (no caso de veículo elétrico), biocombustível e gás natural.
5 – Otimização das rotas
Com a implementação de uma gestão de veículos inteligente e automatizada com sistemas avançados de controle, a gestão da empresa pode planejar e otimizar rotas, com a possibilidade de restringir rotas visando aumentar a produtividade, reformular rotas e poder indicar os veículos certos para cumprir determinadas demandas.
Modalidades de gerenciamento
Além das principais atividades citadas acima, é importante que os gestores da empresa e do setor de transporte e logística da empresa tenham conhecimento sobre os tipos de gerenciamento de frota.
Devemos lembrar que as organizações e empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, podem e devem utilizar software de gestão de frota que permitirá o pleno rastreio e supervisão de vários tipos de veículos, sejam eles caminhões, automóveis de carga, automóveis de passageiros, aviões, off-road e entre outros.
Além da operação em grandes áreas variadas que pode abranger funções como entrega, vendas e serviços, e até mesmo atendimento de serviços de emergência.
Dentre as modalidades de gerenciamento, o processo inclui um conjunto de modalidades de serviços como o aluguel de veículos, aquisição de remarketing, gerenciamento de combustível, gerenciamento de cadeia de suprimentos, serviços de manutenção, programa de segurança, seguro, serviços de pedágios e gerenciamento de estacionamento e de garagens.
A importância do gerenciamento de frota
Ao abordarmos a importância desse planejamento para a gestão de frotas em São Paulo, devemos destacar que o gerenciamento de frotas em São Paulo e em outras regiões do Brasil é bastante importante, seja para a utilização de caminhões ou de veículos de passageiros. Além de outros tipos de veículos que se tornam essenciais para o fluxo produtivo e de entrega de uma empresa.
Dentre as principais finalidades, a frota deve ser vista como um setor fundamental a ser renovada e a receber ações de aprimoramento contínuo, correspondendo às metas e aos principais objetivos da empresa, gerando informações para a gestão da empresa como planejamento da rota, economia de combustível, elevação da eficiência produtiva e da segurança do condutor.
O sistema
Na prática, o gerenciamento de gestão de frota é compreendido pela instalação, utilização e monitoramento por meio de software integrado e automatizado para rastrear e gerenciar os veículos em diferentes tipos de rotas.
Conclusão
Portanto, a adoção de gestão de frotas em São Paulo e em outros estados do Brasil, permite às empresas o pleno acesso a um sistema inteligente e integrado de gerenciamento de frota com a geração de dados corretos e confiáveis como o tempo de disponibilidade de veículos, atualização de dados, processos de entregas, horas acumuladas e todos os ajustes necessários.