Qualquer empresa de gestão de frotas em São Paulo e em todo o Brasil deve buscar montar um plano de manutenção para a organização e disponibilização de veículos.

No dia a dia, as empresas precisam responder às demandas e exigências relacionadas a diferentes atividades como a manutenção de veículos, treinamento de seus condutores, bem como da captação de dados gerados pelos veículos em trânsito e manter todo o processo de monitoramento de dados.

O processo de monitoramento de dados e de manutenção de veículos e de processos estão entre as principais funções de uma boa gestão de frotas. Esse tipo de acompanhamento ao ser bem realizado ajuda na redução de custos, a implementar manutenção preventiva e a manter a frota sempre completa e pronta para a atender a empresa e seus parceiros.

 

Empresa de gestão de frotas em São Paulo e no Brasil

A principal missão para essas empresas é alcançar a melhor excelência possível.

A implementação de um bom projeto permite preparar a empresa a atender a todos os pontos de mercado e de produção com alto padrão de capacidade de resposta, com a plena possibilidade de planejar as rotas, pontos de paradas, revisão ou substituição dos veículos e manter atendidas todas as demandas operacionais.

Torna-se dessa forma obrigatória a organização de todas as etapas de planejamento, transporte e conclusão de etapas de realização de todos os serviços de transportes ligados à produção e entrega. Esse tipo de gestão deve manter para a empresa e seus gestores a plena garantia de uma manutenção e monitoramento eficiente.

 

Plano de manutenção de frota

Esse tipo de planejamento parte de uma pesquisa, identificação de demandas e geração de documentação com o intuito de registrar as principais atividades que implicam o controle de veículos, rotas, custos com combustíveis e plena manutenção dos veículos.

Através desse plano, a empresa e seus gestores podem planejar e identificar qualquer indício que aponte a necessidade de realização de melhorias preventivas no decorrer do ano.

 

A manutenção da frota

Normalmente, a empresa poderá ter de inserir três métodos de manutenção de frota, sendo elas a “proativa”, a “reativa” e a “preditiva”.

A proativa é referente às manutenções preventivas ou programadas. A reativa é destinada às manutenções corretivas e, na maioria dos casos, não são programadas. E a preditiva são referentes às atividades baseadas nos dados gerados pelos sensores digitais e automatizados orientados pela telemetria.

 

Como criar o plano?

Na maioria dos casos, os gestores podem sentir dúvidas para criar um plano de manutenção para a sua frota. Considerando as demandas para a empresa de gestão de frotas em São Paulo e em outras regiões do Brasil, a seguir apresentamos as principais dicas.

 

1 – Levantamento das condições dos veículos

Ao iniciar o planejamento, é importante que os gestores definam quais veículos e equipamentos serão de fato inseridos no planejamento.

Além de criar um inventário dos principais veículos, é fundamental incluir todos os veículos que são de propriedade da empresa, que são alugados, que estejam em manutenção ou reservados. E, dependendo das atividades da empresa, quando falamos em veículos não nos referimos apenas a caminhões e automóveis de passageiros, pois até uma retroescavadeira pode ser inserida no planejamento.

 

2 – Manutenção preventiva

Outro passo fundamental para o plano de gestão de frota é a manutenção. Depois do inventário, é importante estabelecer um plano de ação adequado que permita adequar as melhores rotinas, verificação de anormalidades no veículo, e implementação de manutenção periódica.

A manutenção dos veículos deve fazer parte do dia a dia das empresas, desde que a corporação tenha um cronograma para evitar falhas e perdas na disposição dos veículos. É importante que considere o manual do fabricante, as normas da seguradora ou do prestador de serviços de manutenção dos veículos, acessórios e equipamentos.

Geralmente, os fabricantes conhecem mais sobre o veículo que eles mesmos produzem, os mecânicos responsáveis pela prestadora de serviços da área conhecem mais sobre peças e os administradores dos seguros de reparos conhecem mais sobre as condições de disponibilização de peças e métodos de revisão do maquinário.

Portanto, o condutor contratado para dirigir os veículos da empresa ou de uma transportadora, por exemplo, não deve ser responsabilizado pelo conserto ou pela manutenção, mesmo que seja emergencial.

 

3 – Gerenciamento do plano

É importante à empresa a utilização de uma ferramenta de gerenciamento de plano que se aplique a diferentes critérios como a garantia de rastreabilidade de dados; cálculo de gastos de cada veículo com combustível, peças e taxas de pedágio; ação proativa que informa sobre todas as necessidades de manutenção em nível preventivo.

 

Atenção com as planilhas

A empresa de gestão de frotas em São Paulo e com plena atuação em todo o Brasil precisa ter cuidado em relação ao uso de planilhas.

Sabemos que planilhas off-line podem ser úteis em diferentes atividades, mas devemos ressaltar que a geração de dados emitidos pelos sensores digitais e automatizados do processo de controle de frotas pode gerar uma grande quantidade de dados que exigirão uso de sistemas de registro, controle e monitoramento automatizado excluindo a aplicação do controle manual dos dados.

 

Acompanhamento dos planos

É importante ao gestor ter a garantia de um acompanhamento dos planos podendo estabelecer profissionais capacitados no setor operacional para determinar os principais passos do planejamento. E estamos falando de um passo de elevada relevância que deve receber todo o suporte necessário para a implementação das soluções e das atividades que mencionamos anteriormente.

O plano deve oferecer as devidas orientações, suporte necessário e cronograma para a implementação desse tipo de gestão e garantir o pleno funcionamento dos veículos e do maquinário relacionado.

Em todos os casos, o trabalho de controle deve ser rigoroso incluindo a atualização diária de dados, inspeção diária e manter o pleno funcionamento. Inclui a realização de manutenção corretiva e análise da produtividade da frota para a empresa e seus clientes.

 

Conclusão

Portanto, a empresa de gestão de frotas em São Paulo e em outras regiões do Brasil podem e devem contar com um positivo plano de manutenção e de orientação dos veículos para manter o sucesso das atividades da empresa e de todas suas operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

por: Whats Help

Atendimento pelo WhatsApp

Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos ajudar?

Atendimento Rápido pelo WhatsApp

Fale Conosco